Crítica Literária Personalizada e Paga
Experiência dolorosa, mas extremamente benéfica, onde um escritor paga a um agente, ou outro profissional experiente do mercado editorial, para que critique seu manuscrito.
Aqui nos Estados Unidos, quando atendemos a uma conferência de escritores, em geral podemos optar por ter parte de um projeto em andamento analisado por uma quantia módica. Afinal quem opta por este serviço, em geral ainda não tem nenhum trabalho publicado, e não pode pagar preços ostensivos. Somente o custo de atender a uma conferência destas já pode quebrar a banca.
Passei por este crivo, sobrevivi, e sai fortalecida. Que difícil ouvir sobre as limitações da sua criação. Este manuscrito está longo demais para a faixa etária; este trecho está complexo “demais”, maduro “demais”, jovens preferem ter apenas um ponto de vista no decorrer de uma estória; o mercado infantil de livros ilustrados está saturado de bichinhos falantes; cuidado para não antagonizar leitores potenciais com estereótipos negativos explícitos “demais”; este personagem me parece confuso “demais” sobre suas emoções; e assim por diante. Entre diferentes críticas personalizadas aos três projetos distintos que estou desenvolvendo já ouvi tudo isso, e obviamente meu maior problema são os “demais”.
Claro que não concordo com absolutamente tudo que ouvi, porém vários pontos importantes ficaram claros para mim, e estou revisando meus manuscritos respeitando certas demandas do mercado. Muitos dirão que a arte não deve ser moldada pelo “marketing”. Refleti muito sobre isso e penso que se quero que meu público alvo ouça a minha mensagem, tenho que falar sua língua. Meus momentos mais viscerais podem seguir ocultos.